quinta-feira, 20 de maio de 2010

Um esporte chamado "Trekking"

A prática do trekking sempre esteve em alta. Talvez com outro nome, mas trilha e caminhada de aventura sempre fez parte do menu de opções de lazer dos amantes da natureza — e da saúde. O trekking une esporte, saúde, meio-ambiente, belezas naturais, fotografia, amizade, auto-conhecimento e meditação. Não é à toa que, com o avanço do ecoturismo, a caminhada em trilhas também se destaque.


Apesar de parecer uma prática inofensiva à primeira vista, o trekking oferece alguns riscos se não tomarmos os cuidados devidos. Ao deixar a cidade em direção a um parque ecológico ou chapada, precisamos respeitar o local por inteiro — seus habitantes, fauna e flora. Ainda, precisamos garantir que deixamos o local exatamente como encontramos, garantindo sua preservação.

Para garantir uma trilha saudável, prazerosa e permitir aos outros que venham depois desfrutar da mesma forma, há alguns cuidados essenciais que devemos tomar. A diversidade de tipos de trilhas — curtas, longas, um dia, vários dias — e ecossistemas é bastante grande e sempre devemos considerar as características específicas do local a ser visitado.


Assim como os equipamentos, não podemos abrir mão das roupas. Porém, leve o mínimo para reduzir o peso. Normalmente, uma roupa para o dia (lave-a no fim da caminhada diária) e uma para a noite é suficiente. Uma boa alpargata ou bota são essenciais para a trilha, pois o desgaste e a diferença de solos são muito grandes prevenir de bolhas e calos, que podem incomodar muito durante sua caminhada.

O trekking pode ser praticado por qualquer pessoa - inclusive por crianças, acompanhadas de seus responsáveis. Além de fazer bem ao corpo, caminhar também é uma forma de relaxamento, prazer e convívio com a natureza. E aqui mesmo no Brasil podemos encontrar belos lugares para todos os trekking que desejar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário